22 de janeiro de 2018
Eólicas lideram lista de inscritos em leilão de energia marcado para abril

Por Rodrigo Polito | Do Rio

 

Um total de 1.672 empreendimentos de geração de energia, somando capacidade instalada de 48.713 mil megawatts (MW), estão inscritos para o próximo leilão de energia do tipo “A-4”, que negociará contratos de projetos com início de fornecimento em 2022, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O leilão está marcado para 4 de abril.

 

O cadastramento de projetos para o leilão terminou na sexta-feira. A maioria dos inscritos, 931 projetos, é de energia eólica. A fonte eólica também lidera a lista de usinas em capacidade instalada: 26.198 MW.

 

Em seguida, está a fonte solar fotovoltaica, com 620 parques e 20.021 MW inscritos. Também estão inscritas 67 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com 896 MW, e 23 centrais geradoras hidrelétricas (CGHs), com 63 MW. Há ainda três hidrelétricas, com 114 MW. Completam a lista 28 termelétricas a biomassa, com 1.422 MW. A habilitação dos empreendedores cadastrados ainda depende da entrega de um conjunto de documentos.

 

O Brasil alcançou a marca de 1 gigawatt (GW) de potência instalada de usinas de fonte solar fotovoltaica em operação, informou há pouco a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). De acordo com a entidade, o volume é suficiente para atender 500 mil residências.

 

Segundo o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, tudo indica que o setor registrará forte crescimento nas próximas décadas, mas está atrasado no país. “O Brasil está mais de 15 anos atrasado no uso da energia solar fotovoltaica. Temos condições de ficar entre os principais países do mundo neste mercado, assim como já somos em energia hidrelétrica, biomassa e eólica. Para isso, precisamos de um programa nacional estruturado para acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica. Esta oportunidade precisa entrar na pauta dos governos, políticos e candidatos, especialmente em ano de eleições como o de 2018”, afirmou Sauaia, em nota.