SANEAMENTO

 

Água e Esgoto

Conforme dados do SNIS, 17% da população brasileira não tem atendimento de água e 37% do volume produzido é perdido durante a distribuição. Os dados para o sistema de esgoto são ainda piores, 51% da população brasileira não tem seu esgoto coletado, sendo que apenas 41% é tratado. Para cumprir os investimentos necessários à universalização, o Plansab definiu que serão necessários R$ 304 bilhões.
Os contratos já realizados com o setor privado variam principalmente entre Concessão, PPP e Locação de Ativos; enquanto os escopos variam entre Água, Esgoto, Gestão Comercial, etc.

Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 02/08/2010, impulsiona o mercado de valorização de resíduos pois determina ações como a extinção dos lixões do país, além da implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios.
Os contratos já realizados com o setor privado englobam, principalmente, as seguintes atividades: Waste-to-Energy; Usina de Reciclagem; Usina de Biogás.

Drenagem

A Lei Federal do Saneamento Básico, Lei 11.445/07, define o Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas o conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.
Devido à dificuldade de se praticar modelos de cobrança aos serviços de drenagem, não é comum a contratação de Concessões/PPPs para essa finalidade.

 

SANEAMENTO
SANEAMENTO
ÁGUA, ESGOTO
E RESÍDUOS
ENERGIA
ENERGIA
GERAÇÃO,
TRANSMISSÃO e
DISTRIBUIÇÃO
TRANSPORTE
TRANSPORTE
MOBILIDADE URBANA,
PORTOS, AEROPORTOS,
FERROVIAS E RODOVIAS
INFRAESTRUTURA SOCIAL
INFRAESTRUTURA SOCIAL
SAÚDE, EDUCAÇÃO,
ILUMINAÇÃO PÚBLICA, HABITAÇÃO,
ESTÁDIOS E PENITENCIÁRIAS
INVESTIMENTO PRIVADO
INVESTIMENTO PRIVADO
INVESTIMENTO EM
INDÚSTRIAS, EXPORTAÇÃO E
INTERNACIONALIZAÇÃO
ÓLEO E GÁS
ÓLEO E GÁS
REFINARIAS, FPSO E
INVESTIMENTOS NA CADEIA